.


:




:

































 

 

 

 


. 1. que é que colocam os peritos em primeiro lugar na lista dos indicadores sociais de qualquer nação?




17. :

1. que é que colocam os peritos em primeiro lugar na lista dos indicadores sociais de qualquer nação? 2. Como é garantido o direito à saúde na URSS? 3. De que factores depende a saúde de uma pessoa? 4. O que é que podemos dizer sobre o custo dos medicamentos na URSS? 5. Qual é a direcção fundamental da política da saúde na URSS? 6. Que estabelecimentos

se encarregam da assistência médica em primeira instância? 7. Que estabelecimentos são destinados especialmente ao tratamento dos trabalhadores soviéticos que passam férias? 8. Onde passam férias as crianças soviéticas? 9. Que factores aumentam a longevidade média de vida na URSS? 10. Por que é que se realiza o aumento constante do peso da saúde pública no orçamento do Estado?

Presente do Conjuntivo , .

, .

20. Presente do Conjuntivo:

1. médico recomenda ao paciente que fique de cama durante três dias. 2. é importante que chegue o^pronto socorro para que o paciente seja hospitalizado urgentemente. 3. é pena que em certos países capitalistas haja grande falta de médicos. 4. Na URSS constroem-se muitos estabelecimentos de cura a fim de que os trabalhadores possam descansar e recuperar a sua saúde. 5. É bom que os médicos soviéticos trabalhem nos consultórios alternadamente durante a manhã e a tarde. 6. Tenho medo de que caso venha o médico ele vá receitar-me injecções. 7. Mesmo que agora seja difícil diagnosticar a sua doença acho que é grave e que deve ser hospitalizado urgentemente. 8. Você deve evitar que ela apanhe um resfriado. 9. Embora o rapaz tussa daqui a dez dias já deve estar bom. 10. No nosso país quer se trate de um médico de clínica geral quer de um especialista, as consultas são sempre ratuitas.

21. :

1. Alegro-me de que a sua doença não (ser) grave. 2. O sr. deve aga salhar-se bem para que não (ficar constipado) nos meses frios de Outono. 3. Embora a URSS (possuir) sete por cento dos habitantes do Globo, dispõe de um quarto de todos os médicos existentes no mundo. 4. O médico diz ao paciente que (ter) de ser internado e que todas as despesas (correr) por conta do Estado. 5. Os turistas estrangeiros às vezes não suspeitam que caso (adoecer) na URSS, (poder) receber o tratamento médico gratuito. 6. O médico aconselha que o paciente (ficar) no leito durante três dias e (tomar) comprimidos de quatro em quatro horas. 7. Caso você (ter) febre, (tomar) dois comprimidos de aspirina e não (sair) à rua. 8. Quer nós (gostar) quer não, (ter) de passar anualmente um controlo médico. 9. Caso tu (ir) à policlínica não (esquecer-se) de fazer radiografia do peito. 10. Sugiro que o sr. (medir) a temperatura antes que (vir) o médico.

22. :

1. O médico recomenda ao doente que... 2. Ele telefona para que... 3. Por mais que eu... 4. É importante que a equipa de emergência... 5. Para que o médico... 6. O médico permite que eu... 7. Não é preciso que o doente... 8. Embora eu... 9. A enfermeira aconselha ao paciente que...

23. :

1. que é que pede o sr. ao médico? 2. Você duvida que eu esteja doente? 3. O que é que sugere o sr. para diminuir a febre? 4. O sr. não acredita que a sua doença seja grave? 5. Que fará o sr. antes que comece a passar a limpo o seu trabalho do fim do curso? 6. é lógico que ele não queira mandar chamar o pronto socorro?

24. ) :

a assistência, o tratamento, o hospital, a policlínica, o serviço de urgência, gratuito, o repouso, o leito;

) :

ultrapassar, feliz, a doença, o aumento, por vezes, agradar, acessível, a despesa

25. :

1. cidadão, de acordo com, ter direito a, a constituição, a assistência médica; 2. gratuito, a intervenção cirúrgica, realizar-se, por conta de, o estado; 3. supor, internar, o hospital, o especialista, bom, o médico de clínica geral; 4. assumir, o estado, a protecção, a saúde, trabalhadores. 5. orçamento de Estado, destinado a, sofrer, aumento, constante, a URSS.

26. :

l. , (xarope m) . 2. , , . 3. , . 4. , , . 5. , , . 6. , , .

27. , 1:

VOCABULÁRIO

arrancar vt gengiva f
brocar vt imediatamente adv
canino m molar m
cariado adj , ( ) provisório adj
chumbo m queixar-se (de)
cuspir vi testa f
dente m sangrar vi
dentista m úmido adj
enfermeira f  

Expressões

doer , . doer 3- , , :

dói a cabeça - ; doem os dentes -

. doer Presente ( ) Pretérito imperfeito ( ):

Dói-me a garganta. - .
Doía-me a garganta. - .

28. , "doer", : "doía-lhe a cabeça":

sr. Rodrigues foi ao dentista porque lhe (doer os dentes). O bebé chora porque lhe (doer os ouvidos). Tomo um comprimido porque me (doer o estômago). Andou muito tempo, (doer-lhe os pés). As duas raparigas apanharam uma angina, (doer-lhes a garganta).

DIÁLOGO l

NO CONSULTÓRIO DO DENTISTA

O sr. Mendes da Silva quer ir ao dentista porque lhe dói um dente. Embora tenha um pouco de receio, decide ir ao consultório do dentista.

Cliente. Quero que o dentista me atenda imediatamente pois tenho uma dor forte de dente.

Enfermeira. Aguarde um momento. O dentista está ocupado com outro cliente.

Passados cinco minutos o dentista convida o sr. Mendes da Silva a entrar no seu consultório. Com a testa um pouco úmida, senta-se na cadeira.

Dentista. De que se queixa o sr.?

Cliente. Dói-me um canino.

D. Abra a boca, por favor. O sr. tem um canino cariado. É preciso brocá-lo e pôr-lhe o chumbo. Mas antes disso vou dar-lhe uma injecção anestésica.

O dentista broca o canino e põe um chumbo provisório.

C. Examine, por favor, outros dentes.

D. O sr. tem um molar que não está bom. Há-de arrancá-lo.

C. Pensarei nisso na próxima semana. E agora, por favor, trate as ge ngivas que estão a sangrar.

O dentista trata as gengivas e depois pede que o cliente cuspa e lave a boca. O sr. Mendes da Silva agradece ao dentista pela sua amabilidade e marca a consulta para a semana que vem.

1





:


: 2015-11-05; !; : 584 |


:

:

, ,
==> ...

1504 - | 1426 -


© 2015-2024 lektsii.org - -

: 0.012 .