.


:




:

































 

 

 

 


, ,




Modelo: Foi preciso. Eu vim.

Se for preciso, virei.

Quando for preciso, virei.

1. Eu comprei bons óculos com lentes fumadas. Fiquei contente. 2. O Paulo voltou de Lisboa. Trouxe algumas fotografias lindas. 3. Fui à oficina de reparação. Falei com o recepcionista sobre a falha no motor do meu carro. 4. Nós recebemos as nossas fotografias na casa de fotografias. Ofertámos algumas aos nossos pais. 5. Fui à barbearia. Pedi ao barbeiro para fazer-me um corte moderno. 6. Arranjei dois bilhetes para o "Bolchoi". Podemos ir já.

8. , , , Futuro imperfeito do Conjuntivo:

l. O que poderá fazer o sr. quando tiver mais tempo livre? 2. O que é que pretende fazer quando for ao estágio? 3. Se se encontrar numa situação pouco favorável, a quem pedirá a ajuda? 4. Se nascerem e viverem outra vez, farão tudo como fizeram? 5. Se vos disserem que o marquês de Pombal é uma das figuras mais importantes da história portuguesa podereis acrescentar algo de novo a esta informação? 6. Se vos perguntarem sobre a história da Rússia, estareis sempre dispostos para responder a qualquer pergunta? e a uma pergunta genérica? 7. Quando forem inquiridos a respeito das suas qualidades pessoais e capacidades individuais, estarão dispostos a responder? E se se tratar das características dos outros?

9. , Futuro imperfeito do Conjuntivo:

1. Tu podes fazer o que quiseres. 2. Posso cumprir tudo o que o sr. me pedir. 3. Quero experimentar o que ele me trouxer. 4. Aqueles que ultrapassarem o plano serão premiados. 5. Comunicar-lhe-ei o que fizer mais tarde. 6. Quem vier mais cedo ficará menos contente. 7. O sr. pode levar aquilo do que gostar. 8. Agradecerei aos que me ajudarem.

10. , Futuro imperfeito do Conjuntivo:

1. , . 2. , . 3. , . 4. , . 5. , , . 6. , , , . 7. , . 8. , . 9. , . 10. , . 11. , . 12. , , . 13. , .

11. Futuro perfeito do Conjuntivo:

aceitar, ganhar, gastar, pagar, acender, morrer, prender, abrir, fazer, dizer, querer, ter, ver, vir, ser, abusar, permitir, prometer.

12. :

1. Quando tiveres cumprido o meu pedido, avisa-me. 2. Partirei, quando ele tiver regressado das férias. 3. Quando eu tiver encontrado o artigo sobre aquele país, avisar-te-ei. 4. Ele acreditará no que eu lhe tiver dito. 5. Se ele tiver ganho o prémio no concurso, fará parte dos 10 melhores pintores do decénio. 6. Logo que você tiver trazido os últimos elementos poderemos começar a escrever o relatório.

13. , I :

1. Venham visitar-nos se quiserem ver o nosso apartamento depois da reparação. 2. Se você não me vier visitar nunca o esquecerei. 3. Se as fotografias ficarem prontas amanhã, poderei entregá-las à secção de quadros. 4. Se os peões não observarem os sinais luminosos pode haver atropelamentos. 5. Será mais económico se adquirires o passe mensal. 6. Se o motorista não parar no sinal encarnado será capaz de ser vítima de um acidente rodoviário. 7. Se o sr. cliente esperar um bocado, o sapateiro vai já reforçar a sola do seu sapato. 8. Se esta questão não for resolvida hoje,

amanhã já será demasiado tarde. 9. Se aqui não houver óleo enlatado, iremos buscá-lo ao outro posto de gasolina. 10. Se você não trouxer o meu livro, serei obrigado a pedir-lhe para usar o seu manual.

14. :

1. Se você (querer), viremos juntos. 2. Estudarei este tema, se (haver) o material de apoio. 3. Se a minha irmã (pôr) este casaco de cabedal, ficará muito mais elegante. 4. Se (ser) possível, adquiriremos a máquina de escrever. 5. Se nós (mudar) para a nova casa avisar-te-ei. 6. Se amanhã (fazer) um dia de chuva ficarei em casa. 7. Se o professor me (dar) licença, quero sair da aula mais cedo. 8. Se nós (ver) o seu irmão, dir-lhe-emos que o sr. trabalha connosco. 9. Ficará satisfeita, se a sua filha (saber) dactilografar. 10. Se amanhã (ter) tempo livre, iremos à praia.

15. I :

1. , . 2. , . 3. , . 4. , .

16. :

1. Vendo a praia e o mar, já não desejaremos sair desse lugar. 2. Seguindo por este caminho, vocês atravessam a cidade depressa. 3. Pondo mais sinais de transito em todos os cruzamentos perigosos, a Polícia de Segurança Pública tenta assim evitar acidentes de viação 4. Nascendo a criança antes do Natal, só mudam para o novo apartamento em Fevereiro. 5. Tratando-se de um cliente importante, o agente de seguro arranja logo o tempo.

17. I :

1. Se passarmos por Grandola por volta das onze horas, podemos almoçar já depois de Santiago do Cacém. 2. Se Castelo Branco for uma cidade interessante, podemos fazer-lhe companhia e ir visitá-la consigo. 3. Se continuar tão bom tempo como tem estado, será uma viagem extraordinária. 4. Se continuares a estar tão triste, será um desgosto para todos nós. 5. Se não precisares do carro, posso levar as raparigas até à praia.





:


: 2015-11-05; !; : 509 |


:

:

, , . , .
==> ...

1407 - | 1246 -


© 2015-2024 lektsii.org - -

: 0.014 .