O que é um algoritmo?
Um algoritmo é caracterizado por qualquer forma de resolver um problema de forma provedoral a partir de padrões e regras.
Exemplo: Cinco vezes cinco é igual ao número cinco somado cinco vezes.
5 X 5 = 5 + 5 + 5 + 5 + 5
Isso, de forma simples, é um algoritmo.
Algoritmo Computacional
O algoritmo computacional se estende dessa ideia. É um programa que realiza procedimentos para solucionar um problema.
A diferença está na forma que isso deve ser feito. Algoritmos computacionais usam estruturas que ajudam o processador a chegar a um determinado resultado. Ou seja, o programador tem que realmente expressar como chegar ao resultado passo-a-passo, pois não existe o óbvio para o computador.
Para criar um algoritmo (programa) é apenas necessário três estruturas:
Estrutura de procedimento
Estrutura seletiva
Estrutura repetitiva
E, para isso, podemos também usar alguns paradigmas dos dias atuais, como a programação orientada a eventos e a programação orientada a objectos.
|
O que é uma programa?
Um programa de computador ou programa informático é uma coleção de instruções que descrevem uma tarefa a ser realizada por um computador. O termo pode ser uma referência ao código fonte, escrito em alguma linguagem de programação, ou ao arquivo que contém a forma executável deste código fonte.
|
O que é uma fluxograma?
Fluxograma é um tipo de diagrama, e pode ser entendido como uma representação esquemática de um processo, muitas vezes feito através de gráficos que ilustram de forma descomplicada a transição de informações entre os elementos que o compõem. Podemos entendê-lo, na prática, como a documentação dos passos necessários para a execução de um processo qualquer. É uma das Sete Ferramentas da Qualidade. Muito utilizada em fábricas e indústrias para a organização de produtos e processos.
Tipos de Fluxograma
1- Fluxograma (ou diagrama) de bloco, que pode ser horizontal ou vertical;
2- Fluxograma padrão.
3- Fluxograma funcional
4- Fluxograma cronograma
5- Fluxograma geográfico
Ex:
Expressões
Uma expressão idiomática ou expressão popular é um conjunto de palavras que se caracteriza por não ser possível identificar seu significado mediante o sentido literal dos termos analisados individualmente. Desta forma, em geral, é muito difícil ou mesmo impossível traduzi-las para outras línguas, principalmente as menos semelhantes.
Variável
Na programação, uma variável é um objeto (uma posição, frequentemente localizada na memória) capaz de reter e representar um valor ou expressão. Enquanto as variáveis só "existem" em tempo de execução, elas são associadas a "nomes", chamados identificadores, durante o tempo de desenvolvimento.
Quando nos referimos à variável, do ponto de vista da programação de computadores, estamos tratando de uma “região de memória (do computador) previamente identificada cuja finalidade é armazenar os dados ou informações de um programa por um determinado espaço de tempo”. A memória do computador se organiza tal qual um armário com várias divisões. Sendo cada divisão identificada por um endereço diferente em uma linguagem que o computador entende.
Exemplo de uma variável com JavaScript:
Constantes
Em linguagens de programação, constantes são usadas em expressões para representar vários tipos de valores. Na linguagem de programação C existem regras rígidas para determinar como devem ser escritos estes valores. Mas abaixo há exemplos sobre as regras para escrever constantes.
Exemplo constante no JavaScript:
Tipos de contantes:
· Constantes Inteiras
São valores numéricos sem ponto decimal, precedidos ou não por um sinal. Não é possível separar o sinal do valor numérico. Constantes válidas são, por exemplo: 1997, -3, +5, 0 e -32000.
Constantes Inteiras Longas
São constantes armazenadas em um número maior de bits. Para diferenciá-las de constantes inteiras comuns acrescenta-se um L ao final do número. Nos compiladores modernos o número de bytes usados para armazenar os valores inteiros é o mesmo tanto para tipos inteiros (int) quanto para tipos inteiros longos (long int). Por esta razão esta diferença entre constantes inteiras perde a razão de ser. Alguns exemplos de constantes inteira longas, são:234L, 320000L e -120000L.