.


:




:

































 

 

 

 


CONTRADIÇÕES E MISTIFICAÇÕES




DEFINIÇÃO:

 

CONTRADIÇÃO: refere-se à divergência de opiniões em torno dos fenômenos espirituais;

MANIFESTAÇÃO: refere-se aos Espíritos enganadores e àqueles que tomam o nome de pessoas famosas nas suas manifestações.

 

CAUSAS DAS CONTRADIÇÕES: as contradições que se apresentam nas comunicações espíritas podem ser devidas às seguintes causas: ignorância de certos Espíritos; velhacaria de Espíritos inferiores que, por malícia ou malvadez, dizem o contrário do que, em outra parte, disse o Espírito cujo o nome usurpam; insuficiência da linguagem humana para exprimir as coisas do mundo incorpóreo; insuficiência dos meios de comunicação que nem sempre permitem ao Espírito transmitir todo o seu pensamento. Enfim, à interpretação que cada um pode dar de uma palavra ou de uma explicação, segundo suas idéias, seus preconceitos ou segundo o ponto de vista sob o qual vê as coisas (1).

CONTRADIÇÃO DOS ESPÍRITOS SUPERIORES: os Espíritos realmente superiores não se contradizem jamais e sua linguagem é sempre a mesma com as mesmas pessoas. Ela pode ser diferente conforme as pessoas e os lugares; mas é preciso prestar atenção nisso: a contradição é freqüentemente apenas aparente, sendo mais nas palavras do que no pensamento; porque, analisando as palavras, vê-se que a idéia fundamental é a mesma. E também o mesmo Espírito pode responder diferentemente à mesma pergunta, segundo o grau de perfeição daqueles que o evocam, porque não é sempre bom que todos tenham a mesma resposta, uma vez que não estão no mesmo grau de adiantamento (1).

 

O CONTROLE DA VERDADE: para discernir o erro da verdade, é preciso aprofundar as respostas e meditá-las longa e seriamente; é todo um estudo que se tem a fazer. É preciso tempo para isso, como para tudo o mais. Estudem, comparem, aprofundem-se, sem cessar; o conhecimento da verdade tem este preço. E como querer chegar-se à verdade, quando tudo é interpretado segundo as mesmas idéias estreitas, às quais são tomadas por grandes idéias? Mas o dia não está longe em que os ensinamentos dos Espíritos serão uniformes por toda a parte, não só nas minúcias como nas coisas principais (1).

AS MANIFESTAÇÕES: entre os meios que os Espíritos mistificadores empregam, é preciso colocar, em primeiro lugar, como sendo os mais freqüentes, os que têm por fim tentar a cupidez, como a revelação de pretensos tesouros ocultos, o aviso de heranças ou outras fontes de fortuna. Devemos, além disso, ter como suspeitos, à primeira vista, as predições em épocas fixas, assim como todas as indicações precisas no que toca aos interesses materiais; evitar quaisquer providências prescritas ou aconselhadas pelos Espíritos, quando o objetivo não é evidentemente racional; não se deixar deslumbrar pelo nome que os Espíritos tomam. Enfim, evitar tudo que se afastar do objetivo moral das manifestações (1).

OBSERVAÇÃO: ler o capítulo vinte e um: Falsos Cristos e Falsos Profetas, do Evangelho Segundo o Espiritismo.

 

PERGUNTAS:

1 - Quais as causas das contradições?

2 - Há contradição entre os Espíritos superiores?

3 - Como você entende a busca da verdade?

4 - Por quais meios somos mistificados? Como distinguir o erro da verdade?

 

BIBLIOGRAFIA:

(1) Kardec, A. O Livro dos Médiuns, cap. XXVII.

 

OBSESSÃO

DEFINIÇÃO DE OBSESSÃO (do latim obsessionem): em Espiritismo, é a influência ou o império persistente que Espíritos inferiores exercem em determinados indivíduos (1).

GRAUS DE OBSESSÃO

OBSESSÃO SIMPLES: persistência do Espírito em comunicar-se, quer o médium queira, quer não, impedindo que outros Espíritos o façam.

FASCINAÇÃO: ação direta exercida por um Espírito inferior sobre a do indivíduo, perturbando ou embaralhando suas idéias.

SUBJUGAÇÃO: constrição exercida por Espírito (ou Espíritos inferiores), a qual paralisa a vontade de maneira contrária aos próprios desejos e sentimentos, levando-o à aberração das faculdades psicofisiológicas. Pode apresentar-se de forma moral ou corporal (1).

 

CARACTERÍSTICAS DA OBSESSÃO: reconhece-se a obsessão pelos característicos seguintes:

 

1 - persistência de um único Espírito em querer comunicar-se;

2 - ilusão do médium, impedindo-o de reconhecer o ridículo e a falsidade da comunicação que recebe;

3 - tomar por mal as críticas a respeito das comunicações que recebe;

4 - desejo incessante e inoportuno de escrever;

5 - disposição de se afastar das pessoas que lhe podem dar úteis avisos... (1).

 

CAUSAS DA OBSESSÃO: as causas da obsessão variam segundo o caráter do Espírito; é às vezes uma vingança que exerce sobre um indivíduo do qual teve do que se queixar durante sua vida ou numa outra existência; freqüentemente, também, não tem outro motivo do que o desejo de fazer o mal; como ele sofre, quer fazer os outros sofrerem também; outros são movidos por um sentimento de covardia que os leva a aproveitar-se da fraqueza moral de certos indivíduos que eles sabem incapazes de resistir-lhes (1).

ATITUDES E OBSESSÃO: o problema da obsessão é problema de mente a mente ou de mentes para com outras mentes. É, pois, uma questão de atitudes mutuamente assumidas. E as atitudes são um problema da Psicologia Social. Mas o que é uma atitude? É uma maneira organizada e coerente de pensar, sentir e reagir em relação a grupos, questões, outros seres humanos, ou, mais especificamente, a acontecimentos ocorridos em nosso meio circundante (2).

 

O PROBLEMA DA MUDANÇA DAS ATITUDES: as tentativas de modificar ou substituir atitudes assentam nos mesmos princípios de aprendizagem. Mas é evidentemente muito mais difícil mudar ou esquecer atitudes do que aprendê-las. O Espiritismo vai além da psicologia social, pois acrescenta a hipótese do automatismo adquirido em vidas passadas (2). Em suma, a chamada reforma íntima, esquematizada e forçada, não modifica ninguém; apenas artificializa enganosamente os que a seguem. As mudanças interiores da criatura decorrem de suas experiências na existência, experiências vitais e conscienciais que produzem mudanças profundas na visão íntima da vida e do mundo (3).

 

PERGUNTAS:

1 - O que é obsessão? Quais os diversos graus? Descreva-os.

2 - Quais são as causas da obsessão?

3 - Por quais característicos se reconhece a obsessão?

4 - É possível mudar nossas atitudes? Como?

 

BIBLIOGRAFIA:

(1) Kardec, A. O Livro dos Médiuns, cap. XXIII.

(2) Kardec, A. Obsessão - Prefácio do Tradutor.

(3) Pires, J. H. Mediunidade cap. I.

 





:


: 2017-02-24; !; : 316 |


:

:

, , .
==> ...

1592 - | 1512 -


© 2015-2024 lektsii.org - -

: 0.012 .