.


:




:

































 

 

 

 


Infinitivo impessoal.




, , .

: Infinitivo simples, Infinitivo composto.

amar

Infinitivo simples Infinitivo composto
Voz activa Voz passiva Voz activa Voz passiva
amar ser amado(-a) -os, -as ter amado ter sido amado (-a) -os, -as

Infinitivo impessoal simples , - :

É preciso fazer uma viagem a Sótchi. .

Infinitivo impessoal composto , , - :

Depois de ter corrigido os erros, é preciso passar a limpo a prova. , .

Infinitivo impessoal passivo :

É bom ser amado pelos seus filhos! !

Infinitivo impessoal :

1) é preciso, é necessário, é bom .. sem, antes .:

É bom ter mais tempo livre. .

Pedimos licença antes de entrar. ( ) .

É preciso enviar a resposta hoje. .

2) Modo imperativo , (), :

Não fumar! !; Não tocar! !; Levantar! !; Deitar! -!; Direita volver! !; Esquerda volver! !

3) ver, ouvir, sentir, deixar, mandar, fazer , (acusativus cum infinitivo):

Ouvi - a cantar no jardim. , .

, , .

pai mandou os meninos brincarem no pátio. .

4) de: o favor de, a ideia de, a bondade de, a necessidade de:

Tenha a bondade de passar-me este disco. .

Eles nem sequer tinham a ideia de ir. .

5) de (capaz de, digno de, difícil de, fácil de, desejoso de):

O sr. é capaz de me ajudar a embrulhar este quadro? ?

6) , de, a, em:

Ela ajuda-nos a fazer isso .

Esqueceu-se de me telefonar hoje. .

Penso em dizer -lhe verdade. .

7) , , :

Disse isso a rir. , .

É um calor de matar! () !

8) , , :

A acreditar nisso o espectáculo foi um sucesso. , .

9) Infinitivo impessoal , , :

Prata é o bom falar, oiro é o bom calar. , .

Saiu da casa, escutou, mas não ouviu nada senão o ramalhar de árvores. , , , .

1. . :

1. Zé encontrou a Ana muito ocupada a escrever uma carta aos seus irmãos. 2. Não quero que ele faça a ilha ir pelos ares com uma das suas experiências. Tu sabes que ele agora anda a trabalhar com explosivos, não sabes? 3. Não me importaria de vir a ser também cientista. 4. Meu Deus, esta torre parece ter saído de um conto de fadas! 5. Começou a subir pela escada íngreme, em espiral. Ficou tonto por andar à roda tantas vezes. Ela também lá estava depois de ter subido a escada em espiral com alguma dificuldade. 6. Não há grande vantagem em fechar uma porta deixando a chave na fechadura. 7. O tio não pode ter saído mas vocês não conhecem o vosso tio tão bem como eu. Ele acaba sempre por aparecer. 8. Começaram a ouvir um barulho curioso. Parecia o ribombar dum trovão e ao mesmo tempo comparava-se ao ladrar furioso dum invisível cão gigante. 9. A surpresa de ver-te deixou-me verdadeiramente muda, e logo desatei a rir. 10. Este costume de argumentar tornou-me insuportável. 11. Tenho tanta necessidade de afeiçoar-me a alguém. 12. Cansada de estar no calor do camarote, levantara-se e olhara para fora.

2. , Infinitivo simples Infinitivo composto:

deixar ficar, levantar, trepar, ver, ser, entrar-se, saltar, entrar, estar, sair, tapar, incomodar-se, olhar, fechar-se, examinar, dar:

Isso é verdade, disse a Ana. Mas se ele está lá em baixo deve... em qualquer sítio. Pode... que esteja, respondeu o Júlio.

- Mas duvido. Não estou a... o tio Alberto a... lá para dentro pelo buraco da parte superior da gruta, e essa é a única maneira de..., a não ser que vá pelas rochas da praia. Também não consigo... lo a... pelas rochas.

Dirigiram-se para o outro lado da ilha. Era ali a gruta onde em tempos haviam vivido. Podia lá... com dificuldade, pelas rochas escorregadias; ou podia... descendo por uma corda, passando por um buraco do tecto. O Júlio foi.... A corda ainda ali estava. Vou até lá abaixo... uma olhadela, disse ele.

Os quatro pequenos ficaram a... para a grande pedra que tapava a entrada dos subterrâneos. O Júlio tinha toda a razão. Havia muitos meses que a pedra não devia... levantada, pois tinha crescido grande quantidade de ervas mesmo em volta das extremidades, tapando as mais pequenas fendas. Não está ninguém lá em baixo, disse o Júlio. Nem vale a pena... a... a pedra e a descermos. Se a tivessem levantado ultimamente estas ervas estariam todas estragadas.

- E nós sabemos que é impossível... dos subterrâneos quando a pedra está a... a entrada, acrescentou o David. É muitíssimo pesada. O tio Alberto não cairia na asneira de... lá dentro.

3. , , :

1. Ficou tonto por... 2. Ficamos muito cansados depois... 3. Não há grande vantagem... 4. Ela acaba sempre... 5. Não há necessidade... 6. O barulho parecia... 7. O cão foi até a uma poça e os meninos ouviram... 8. Não conseguimos...

4. :

1. . 2. , ! 3. , . 4. , - . 5. , : .

5. , :

VOCABULÁRIO

admitir vt , , extensivo idj (a) (-.), ,
aliança f gestão f .
alienado m legislação f
alteração f lei f
amadurecido a dj observância f
amnistia f parcial adj
basear vt particularidade f
competer(a) percorrer vt ,
converter-se(em) transparência f
criar vt proceder(a) -.
denunciar vt revogar vt -.
designar vt viragem f
disposição f .  

Expressões

à base (de) (-.) em conformidade com ...
autogestão comunista social Estado de ditadura do proletariado
aprovar pela maioria Estado de todo o povo
fazer excepção promover a candidatura
grupo étnico levar a cabo
promulgar decretos máquina estatal
quebrar as cadeias da opressão orçamento estatal
relações interparlamentares órgão executivo
órgãos estatais electivos repúblicas federadas
servir de base órgão máximo executivo e administrativo
sessão conjunta , Soviete local
prestar contas (perante) ( -.) sufrágio universal

1. federado , , :

república federada

A URSS é composta de quinze repúblicas federadas. .

federativo , federal :

República Socialista Federativa Soviética da Rússia (RSFSR) ()

Ho: A República Federal da Alemanha (a RFA) ()

2. sufrágio m ; ;

sufrágio universal

votação f ( , . .),

3. orçamento estatal ( orçamento geral de Estado) . OGE (Orçamento Geral de Estado).

6. , :

União Interparlamentar, o Presidium do Soviete Supremo da URSS, sessão conjunta, órgão executivo, órgão legislativo, Soviete dos Deputados do povo.

7. :

) 1. As duas câmaras do Soviete Supremo possuem direitos iguais, são eleitas no mesmo dia e por um mesmo período de 5 anos. 2. A iniciativa legislativa é da competência tanto do Soviete da União como do das Nacionalidades. 3. A URSS é um Estado federativo, a união voluntária

de 15 repúblicas federadas socialistas soviéticas nacionais. 4. A URSS foi constituída em 30 de Dezembro de 1922. 5. Tanto a lei eleitoral como a prática das eleições na URSS asseguram a discussão livre e crítica em assembleias de eleitores, de qualquer número de candidatos a apresentar,

b) 1. Com a revolução de 25 de Abril, a sociedade portuguesa sofreu alterações profundas, quer no aspecto político quer no sócio-económico. 2. A Assembleia da República é a assembleia representativa de todos os cidadãos portugueses. 3. O Governo é politicamente responsável perante o Presidente da República e a Assembleia da República. 4. Em 2 de Abril de 1976 o Presidente da República promulgou a Constituição da República Portuguesa, democraticamente elaborada pela Assembleia Constituinte.

8. . :

1) Estado de ditadura do proletariado, estado de todo o povo, estado democrático, estado ditatorial, estado de monarquia constitucional, estado de democracia burguesa, estado soberano, estado vassalo;

2) Assembleia Nacional Constituinte, Assembleia da República, assembleias municipais, assembleias de freguesia, assembleias de eleitores;

3) Supremo Tribunal de Justiça, Tribunal de Recurso, Tribunal de Trabalho, Tribunal Militar, Tribunal de primeira instância, Tribunal do Contencioso Administrativo (Fiscal), tribunal de Menores (ou de Tutoria de Infância).

TEXTO

O SISTEMA POLÍTICO E CONSTITUCIONAL DA URSS

A Grande Revolução socialista de Outubro, levada a cabo pelos operários e camponeses da Rússia sob a direcção do Partido Comunista chefiado por V.I. Lenine, derrubou o poder dos capitalistas e latifundiários, quebrou as cadeias da opressão, estabeleceu a ditadura do proletariado e criou o Estado soviético: um Estado de novo tipo, o instrumento fundamental para a defesa das conquistas revolucionárias e para a construção do socialismo e do comunismo. Iniciou-se a viragem histórica mundial da humanidade do capitalismo para o socialismo.

O Estado soviético e a sociedade soviética percorreram um grande caminho histórico. Cumpridas as tarefas da ditadura do proletariado, o Estado soviético converteu-se em Estado de todo o povo. Aumentou o papel dirigente do Partido Comunista, vanguarda de todo o povo.

O objectivo supremo do Estado soviético é edificar a sociedade comunista sem classes, na qual obterá o seu desenvolvimento a autogestão comunista social.

Todo o poder na URSS pertence ao povo que administra o Estado através dos seus órgãos representativos os Sovietes de Deputados do Povo. O carácter estatal dos Sovietes expressa-se no facto de eles representarem um sistema único de órgãos do poder do Estado.

Em conformidade com a Constituição da URSS, todos os Sovietes de Deputados do Povo são eleitos por sufrágio universal, directo e secreto. Têm direito a eleger todos os cidadãos da URSS que tenham atingido a idade de 18 anos, com excepção dos alienados reconhecidos como tais, de acordo com a lei.

Os Sovietes de Deputados do Povo baseiam a sua actividade na discussão e solução colectivas, livres e concretas dos assuntos, no princípio de transparência, na prestação regular de contas dos órgãos executivos e administrativos perante a população, na ampla participação dos cidadãos no seu trabalho.

O deputado tem o dever de prestar contas da sua actividade e do trabalho do Soviete perante os eleitores e também perante os colectivos e organizações sociais que promoveram a sua candidatura à eleição para deputado. O mandato do deputado que não justifica a confiança dos eleitores pode ser revogado em qualquer momento por decisão da maioria dos eleitores.

O órgão supremo do poder estatal do país é o Congresso de Deputados do Povo que é convocado anualmente.

O Soviete Supremo da URSS é o órgão legislativo, administrativo e de controlo que funciona permanentemente. O Soviete Supremo da URSS é eleito por voto secreto dentre os deputados do povo representados no Congresso e presta contas a este último.

É composto por duas Câmaras iguais em direitos: O Soviete da União, que representa os interesses de todos os trabalhadores independentemente da nacionalidade, e o Soviete das Nacionalidades, que exprime os interesses de cada nacionalidade e grupo étnico no que se refere às particularidades da sua economia, cultura, e modo de vida.

O Presidium do Soviete Supremo da URSS organiza trabalhos do Congresso de Deputados do Povo e do Soviete Supremo, exerce outras funções dentro dos quadros da Constituição e presta contas ao Soviete Supremo da URSS.

O Presidente do Soviete Supremo é o mais alto representante do Estado Soviético dentro do país e nas relações internacionais.

O Conselho de Ministros da URSS, isto é, o Governo da URSS, o órgão máximo executivo e administrativo do poder estatal da URSS é formado pelo Soviete Supremo da URSS em reunião conjunta do Soviete da União e do Soviete das Nacionalidades. O Conselho de Ministros da URSS é responsável perante o Congresso de Deputados do Povo e o Soviete Supremo da URSS e presta contas regularmente da sua gestão perante estes órgãos de soberania.





:


: 2015-11-05; !; : 486 |


:

:

, .
==> ...

1625 - | 1546 -


© 2015-2024 lektsii.org - -

: 0.039 .